O Resgate (Pura Vida - The Ridge)
Texto: Elias Luiz
Texto original: 01.06.2008 - atualizado: 04.11.2013
 
comentários  
 
 
 
 

A correria do dia a dia muitas vezes nos faz esquecer da nossa importância no mundo, na maioria das vezes achamos que somos apenas mais um entre os 7 bilhões de habitantes do nosso querido e judiado planeta. Somos mais um sim, mas também podemos fazer a diferença, podemos deixar aqui a nossa marca.

O Portal Extremos, nasceu de uma idéia simples e inovadora, depois 8 meses de planejamento entrou no ar, e hoje, 6 anos depois, recebemos visitas de 189 países e mais de 6.800 cidades ao redor do mundo.

De alguma formar estamos tocando, influenciando e motivando as pessoas a realizarem os seus sonhos, a ter uma vida mais saudável e prazerosa, esse é o espirito de todo aventureiro, desfrutar das belezas naturais e ajudar ao próximo.
Em nossa cobertura da temporada do Himalaya de 2008, o espanhol Iñaki Ochoa, um excelente alpinistas que alcançou o cume de 12 das 14 montanhas acima dos 8.000 metros sem utilizar oxigênio suplementar, passou por sérios problemas a 7.400m enquanto tentava escalar o monte Annapurna e precisou de resgate.

O Extremos em conjunto com o site americano Explorersweb, iniciou uma campanha pela web em busca de alpinistas que estivessem aclimatados e na região do Nepal. Começou assim a ser montada uma estrutura de resgate, e em dois dias, contactamos agencias, alpinistas e apoios, que foram divididos em 3 equipes de resgate. Cada um contribuiu como pode, formando assim uma grande rede de solidariedade. Uma equipe que tentava o cume mudou de direção e foi em resgate do espanhol, outra equipe foi enviada de helicópetro para o acampamento base e estávamos montando uma terceira equipe que partiria de helicóptero de Kathmandu para ajudar no resgate final, dentre esses destaco o brasileiro Waldemar Niclevicz que havia acabado de escalar o Makalu e após nosso contato se colocou a disposição para ajudar.

Mas Iñaki Ochoa mesmo recebendo cuidados a 7.400m não resistiu e faleceu na montanha.

É difícil descrever o sentimento de perda, mas acredito que podemos tirar ótimas lições deste resgate. Ver a disposição de vários alpinistas de nacionalidades diferentes e equipes de apoio montando uma logística de resgate em questão de horas, dá um sentimento fraternidade, algo que sentimos falta na cidade, mas que aflora nas pessoas quando estão em contato com a natureza, ainda mais quando se trata de salvar uma vida.

A família de Iñaki Ochoa enviou uma carta de agradecimento a todos pela ajuda e o governo espanhol condecorou com medalhas de honra os alpinistas que estavam na montanha realizando o resgate.

Nosso lema é: "Sonhe. Planeje. Realize." Com o intuito de inspirar as pessoas a realizarem os seus sonhos, mas foi bom saber que além de inspirar, também podemos ajudar ao próximo.


Saiba Mais
Acima você pode assistir o ótimo documentário que conta essa dramática história.
Nestes dois links você pode ler o artigo original, a matéria de início do pedido de resgate e a volta de Ueli Steck ao Annapurna em 2013.