No trono do mundo
da redação, Elias Luiz
15 de outubro de 2011 - 13:41
 
comentários  
 
A MELHOR VISTA - Em Dhukla a 4.600m de altitude em meio ao Trekking ao Everest encontrei o banheiro com a melhor vista de todas as minhas viagens. A janela do bnaheiro emoldura o Ama Dablam. Foto: Elias Luiz
 
 

A 50km da agitada capital paulista, em um dos maiores shopping suspensos do mundo - o shopping é como se fosse uma ponte que atravessa a Rodovia dos Bandeirantes - ali podemos encontrar um dos banheiros com a melhor vista do estado. Os mictórios do banheiro masculino ficam de frente para uma grande janela de vidro, onde você pode ver os carros na estrada passando exatamente abaixo de você, é como se você estivesse fazendo xixi em cima dos carros, além de uma vista para as montanhas e para o parque aquático Wet'n Wild e Hopi Hari.

Acho que a maioria dos viajantes tem fascinação por banheiros, muitos ao escolher um lodge, hostal ou albergue não se importam tanto com a estrutura da cozinha, as roupas de cama e o tamanho do quarto, mas eles querem encontrar um banheiro decente, prático e limpo.
Durante uma viagem, a comida diferente, malas extraviadas e atrasos nos voos são problemas menores comparado a banheiros ruins.

No Camping Las Torres em Torres del Paine, no meio da Patagônia chilena, eu encontrei um dos melhores banheiros de todas as minhas viagens pela América do Sul e Ásia. Um pequeno rio divide o camping do refúgio, com vista para as montanhas nevadas e as belas torres de granito. Um gramado rasteiro e verde covidativo para um bom descanso é a base do camping que tem pequenas árvores que ajudam a barrar um pouco o fortíssimo vento do fim do mundo, em meio essa paisagem há apenas uma construção, o banheiro, com base de pedras, paredes de madeira e telhado branco. A face sul da construção é o lado masculino, e a face norte o feminino. Há duas portas, em uma delas você encontra os chuveiros, espelhos e pias para escovar os dentes. Na outra porta você encontra os vasos sanitários, os mictórios e pias para lavar as mãos. O interior é todo branco e com uma limpeza impecável. Na lateral da construção há um tanque que pode ser usado para lavar suas botas ou utensílios. O lado feminino é um espelho do lado masculino.

Agora, se você vai se aventurar na Ásia, prepare-se. Fiz o Trekking ao Everest e também uma viagem pelo interior do Tibet e o padrão se repete. Essa é uma região que é o sonho de 10 entre 10 aventureiros. Muitos se preparam em academias e economizam dinheiro durante anos, mas esquecem do preparo psicológico para o que irão encontrar pela frente. Mesmo com todo o dinheiro do mundo e o melhor preparo físico, os banheiros serão sempre os mesmos. Lá isso é um padrão, mesmo os lodges recém inaugurados, como tive o prazer de me hospedar, o banheiro é no mesmo estilo de todos, na maioria das vezes é um buraco no chão, com um tonel de água ao lado e uma lata, que você enche de água e joga para limpar o que você acabou de fazer. É simples e prático, se bem conservado, não causa trauma nenhum a ninguém. O trekking dura pelo menos 17 dias, e você terá que aprender a conviver com isso.
Um fato interessante em nosso grupo de 6 pessoas no Trekking ao Everest é que durante toda a viagem uma mulher sempre reclamava dos banheiros. Sempre que chegávamos em um novo lodge a tensão era a mesma, sabíamos que haveria um estresse e o guia era obrigado a fazer milagres para agradar a sua cliente. O mais interessante de tudo é que a reclamação principal não era exatamente o vaso sanitário ou melhor a falta dele, mas sim a falta de uma pia para poder lavar o rosto e escovar os dentes. Somente no final da viagem que fui dar conta porque não havia pias nos banheiros. Não há água encanada, então qual seria a utilidade de uma pia para esse povo que vive nessa região? Para escovar os dentes eles simplesmente saem para fora do lodge e cospem em qualquer canto.

E você, quais as suas experiências com banheiros em suas viagens?