Contando a História
da redação, Elias Luiz
12 de abril de 2010 - 0:01
 
comentários  
 
A partida do James Caird da Ilha Elephant. Foto: Frank Hurley
 

Montar uma expedição não é tão simples quanto parece, envolve logística, planejamento, conhecimento, técnica e muita vontade e coragem.

Em 1901, o capitão Scott publicou o mais famoso anúncio do Times de Londres:

"Procura-se homens para uma viagem perigosa. Salário reduzido. Frio penetrante. Longos meses de completa escuridão. Perigo constante. Retorno em segurança duvidoso. Em caso de sucesso, honra e reconhecimento."

Era o anúncio para uma expedição a Antártica. Em sua segunda expedição a Antártica, Scott acabou recrutando Apsley Cerry-Garrard nos últimos momentos antes de embarcar com o cargo inicial de ajudante geral, que depois descobriu-se que ele era uma ótima pessoa e foi o responsável por escrever o livro, "A PIOR VIAGEM DO MUNDO", que se tornou um best-seller, onde aventureiros o utilizam para aprender com os acertos e erros da expedição.

Já na expedição de Shackleton a Antártica em 1914, ele recrutou o talentoso fotógrafo Frank Hurley, que registrou lindas imagens de toda a expedição e que hoje ilustra o livro Endurance. Suas fotos estão entre as mais lindas imagens do continente gelado, e que além da beleza, ajudou a contar e manter viva esta épica jornada.

O alpinista e jornalista John Krakauer estava no lugar certo no momento certo. Em 1996 ele foi enviado pela revista americana Outside para escalar o Everest, e presenciou a maior de todas as tragédias desta montanha, que em suas mãos virou o best-seller "No Ar Rarefeito".

Muitas expedições atuais pouco se preocupam com essas funções, o de fotógrafo ou o jornalista e cinegrafista da expedição, e por isso muitas acabam passando despercebidas do grande público e esquecidas com o tempo. A maioria dos chefes de expedições imaginam que por estar levando uma simples máquina digital, tudo está resolvido. Fotografar é além de tudo saber contar a história em imagens, e sem técnica e experiência, o resultado pode ser frustrante.

Um bom exemplo de uma expedição bem cuidada, aconteceu recentemente, com "A Conquista da Proa do Monte Roraima" com Eliseu Frechou, Márcio Bruno e Fernando Leal. A sorte da expedição é que além de Eliseu ser um bom montanhista ele também é de fato um fotógrafo e registrou imagens espetaculares da conquista, além de ter feito as filmagens. As fotos ficaram impecáveis e isso gerou um retorno de mídia maior ainda para a expedição e que com isso satisfez ainda mais seus patrocinadores, o que é primordial para uma futura expedição. Por isso, quando estiver montando sua expedição, fique atento a estas funções, um jornalista, um fotógrafo ou um cinegrafista, pode ser o sucesso de sua expedição em questão de retorno de mídia.

 
 
 
 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.