Extremos
 
COLUNISTA CLEO WEIDLICH
 
Cleo Weidlich está escalando o K2
Texto: Elias Luiz
24 de julho de 2014 - 16:30
 
  • Foto: Arquivo pessoal
    Cleo Weidlich escalando o K2. Foto: Arquivo pessoal
1 1

Cleo Weidlich escalando o K2. Foto: Arquivo pessoal

todas as imagens
 
Cleo Weidlich
Publicado: 30.07.2014 - 10h30
Uma notícia muito triste.
O espanhol Miguel Ángel Pérez
que após fazer o cume do K2 no dia 28, durante a descida precisou fazer um bivaque acima do Gargalo da Garrafa (8.200m). Ao amanhecer continuou a sua descida e ao chegar no C4, encontrou a brasileira Cleo Weidlich e seu sherpa. Ela ofereceu chá e comida a ele em sua barraca. Cleo então comunicou a equipe do Campo Base que ele estava bem e que iria dormir em sua própria barraca e que no outro dia começariam a descer. Uma equipe do Campo Base iria subir para auxiliar o espanhol na descida.
Mas hoje de manhã Cleo Weidlich chamou o Campo Base pelo rádio dando a triste notícia que Miguel Ángel Pérez foi encontrado morto em sua barraca pela manhã, muito provavelmente em decorrência de um edemar cerebral ou pulmonar.
Cleo já está descendo para o Campo Base.
Havia uma equipe que estava subindo para auxiliar no resgate de Miguel Ángel Pérez, mas ao chegarem hoje no C3, receberam a notícia via rádio que o espanhol havia falecido.
Essas são as primeiras notícias que recebemos, mas com certeza a Cleo Weidlich nos contará com mais detalhes quando terminar a sua expedição.
Publicado: 27.07.2014 - 11h04
Até o momento nenhuma notícia da Cleo Weidlich.
Esses são os cumes que foram anunciados hoje:
- Alan Arnette – USA
- Matthew Dupuy – USA
- Garrett Madison – USA
- Kami Rita Sherpa – Thame Solu Khumbu, Nepal
- Fur Kancha Sherpa – Thame Solu Khumbu, Nepal
- Kami Tshering Sherpa – Pangbotse, Nepal
- Samuli Mansikka - Finlândia (sem oxigênio suplementar e sem apoio)
Publicado: 26.07.2014 - 23h00
Alguns alpinistas partiram às 22h40 - horário local - para o ataque ao cume, entre eles a equipe americana (Garrett Madison, Alan Arnette, Matthew Dupuy e aparentemente acompanhados de três Sherpas), o finlandês Samuli Mansikka e, possivelmente, uma equipe internacional (Zdravko Dejanovic, Mingma Sherpa Gyalje, Reza Shahlai).
Ainda não recebemos nenhuma notícia da Cleo Weidlich, mas iremos acomanhar este ataque ao cume que deve transcorrer durante toda a madrugada aqui no Brasil, e constantemente atualizaremos essa página com mais informações. Sucesso aos alpinistas e boa madrugada a todos!

Publicado: 26.07.2014 - 9h56
Os primeiros cumes da temporada no K2 foram registrados hoje. Até o momento não recebemos nenhuma informação e nem o telefonema da Cleo Weidlich sobre um possível cume. Sabemos que ontem ela estava no C4 juntamente com a maoiria dos alpinistas que fizeram cume hoje.

Segue a lista dos alpinistas que fizeram cume:
1. Tamara Lunger (Itália)
2. Nikolaus Gruber (Itália)
3. Radek Jaros (República Checa)
4. Travnicek Jan (República Checa)
5. Adrian Hayes (Reino Unido)
6. Hassan Jan (Paquistão)
7. Ali Durani (Paquistão)
8. Rahmat Ullah Baig (Paquistão)
9. Ghulam Mehdi (Paquistão)
10. Ali (Paquistão)
11. Muhammad Sadiq (Paquistão)
12. Michele Cucchi (Itália)
13. Dawa Yangzum Sherpa (Nepal)
14. Pasang Lhamu Sherpa (Nepal)
15. Maya Sherpa (Nepal)
16. Giuseppe Pompili (Itália)
17. Amin Baig (Paquistão)
18. Ferran Latorre (Espanha)

A lista dos alpinistas que devem fazer o ataque ao cume no dia 27 :

1. Alexandros Aravidis (Grécia)
2. Panagiotis Athanasiadis (Grécia)
3. Miguel Ángel Pérez (Espanha)
4. Cleo Weidlich (Brasil)
5. Some Sherpa (Nepal)

Publicado: 26.07.2014 - 4h20
Cleo Weidlich está no C4, último acampamento para o ataque ao cume. Esse acampamento é o ponto em que a rota que ela está tuilizando, a Tomo Chesen se encontra com a rota normal que outros alpinistas estão utilizando. Diversas expedições estão no C4 e a maioria tentará o cume hoje, dia 26 de julho. É bem provável que a Cleo faça parte deste primeiro ataque ao cume.

Publicado: 24.07.2014 - 16h30
O K2 completará 60 anos de sua conquista no dia 31 de julho, feito realizado pela expedição italiana em 1954, onde os alpinistas Achille Compagnoni e Lino Lacedelli chegaram no cume dos 8.611m, a segunda mais alta montanha do mundo e considerada a mais difícil de escalar.
Agora é a temporada de escalada no K2, e neste momento há diversas expedições no acampamento base se preparando para o ataque ao cume, entre elas a brasileira Cleo Weidlich que escolheu uma rota mais difícil, mas ao mesmo tempo mais direta, a mesma rota que os russos tentaram a escalada invernal em 2011/2012, a rota Tomo Chesen. Essa é a segunda tentativa da brasileira em escalar o K2.

Em contato pelo telefone satelital, Cleo Weidlich informou ao Extremos, que no dia 7 de julho ela fez a primeira investida na montanha e montou o Acampamento 1, onde instalou um depósito de comida e equipamentos. O Acampamento 2 e 3 também já foram montados e agora é o momento da espera para o ataque ao cume.

A via é muito bonita, mas ao mesmo tempo muito perigosa devido as avalanches e as quedas de rochas. O tempo todo subimos por uma crista, por isso para o ataque ao cume precisamos que o tempo esteja bom, pois constantemente somos derrubados pelo forte vento que passa pela crista. A vista do gargalo da garrafa é linda. __ disse Cleo Weidlich
Dica de leitura
A história do K2 é muito rica e interessante. A expedição italiana de 1954 esteve envolvida em uma polêmica que perdurou até poucos anos atrás, com Lino Lacedelli e Walter Bonatti. O montanhista Waldemar Niclevicz, único brasileiro a escalar o K2, precisou fazer um bivaque a 8.300m de altitude durante a sua descida do cume em 2000. Confira essas e outras histórias na dica de leitura:

- K2, vida e morte na montanha mais perigosa do mundo - Ed Viesturs
- Um sonho chamado K2 - Waldemar Niclevicz
- Morte e vida no K2 - Graham Bowley
- K2, el nudo infinito - Kurt Diemberger

Documentário
- A Conquista do K2