Partindo para escalar o Shishapangma e o Lhotse

da redação, Cleo Weidlich
28 de março de 2013 - 15:08
 
comentários  
 
Foto de Cleo Weidlich durante sua aproximação de escalada ao K2 em 2012. Foto: Divulgação
 

Olá Amigos do Extremos,

 

Tenho a intenção de escalar o flanco ocidental do Monte Lhotse (8.516m) começando no início de maio. O flanco ocidental do Monte Lhotse é conhecido como a Face Lhotse. Esta parede é de 1.125 metros de gelo azul glacial com um espaçamento de 40 a 50 graus. Monte Lhotse é a quarta montanha mais alta do mundo, depois do Everest, K2 e Kanchenjunga. Ele é conectado ao Monte Everest através do Cólo Sul.

 

O nome Lhotse vem da palavra Tibetana Lho que significa Sul e Tse que significa Pico, assim Lhotse significa Pico Sul (do Everest).

 

Se o tempo permitir minha temporada de escalada no Lhotse será breve, sem precisar dos ciclos de aclimatação, por isso a escalada será leve e rápida. Pretendo me aclimata durante a escalada do Shishapangma (8.027m) que farei agora em abril. Meu roteiro de escalada do Lhote é o seguinte: vou subir do acampamento base pela cascata de gelo e estabelecer um acampamento no planalto do cólo ocidental em 5.900 metros e passar uma noite. Do C1 vou atravessar o planalto do Cólo Ocidental e estabelecer C2 em 6.400 metros. C2 fica abaixo da dramàtica Face Oeste do Everest. Depois de uma noite no C2, se as condições climáticas permitirem, vou passar para o C3 em 7200 metros de altitude na Face Lhotse.

A Face Lhotse não é muito técnica, apenas os primeiros 100 metros é difícil devido à sua inclinação em gelo azul. Depois de uma noite no C3, vou passar para o C4 que fica à cerca de 7.850 metros. A partir deste campo pretendo iniciar meu ataque ao cume. O cume do Lhotse é muito pequeno e não há lugar para se sentar por isso tão logo que eu marcá-lo, rapidamente desescalarei de volta para o C2, se Deus quiser!

Os meus sinceros agradecimentos à The North Face (North America), FeatheredFriends, Backcountry.com, Grivel, Petzl, Norrøna, Bregg Incorporated, MSR, Iridium North America and GAW pelos patrocínios generosíssimos.

 

Obrigada ao Elias Luiz e ao Extremos pela transmissão dos relatos de mais um grande desafio no Himalaya.


Box

- Lhotse (8,516m)
- Coordenadas: 27º57'42" N 86º56'00" E
- Serra: Mahalangur Himal
- Primeira Ascenção: 18 de maio de 1956 - Fritz Luchsinger (Suiça) e Ernest Reiss (Suiça)