Cobertura Expedição Aconcágua
da redação, Cleo Weidlich e Elias Luiz
 
comentários  
 

Dia 3 de dezembro de 2011 - 20h41 - Cleo Weidlich e equipe foram pegos por restos de uma avalanche ontem no Glaciar Inglês, mas sem grandes consequências, apenas tiveram que sair rápido do local, o esforço fez com que Cleo voltasse a sentir o seu joelho direito, onde ainda utiliza um reforço ortopédico devido ao acidente que sofreu no Kangchenjunga no início deste ano.
Cleo está no C1 do Glaciar dos Polacos e deve subir ao C2 amanhã e na segunda-feira se tudo correr bem fazer o ataque ao cume. A previsão do tempo tem sido contraditória, pois um boletim meteorológico vindo do Chile diz que chegará uma frente fria e nevascas, outro boletim vindo da NOAA, dos Estados Unidos, diz que o tempo amanhã será bom. Cleo relata que no momento a maior dificuldade é com o “Gusty”, um vento muito forte que dificulta a escalada.

Dia 30 de novembro de 2011 - 19h58 - Oi a todos, apenas uma atualização direto do Aconcágua: Amanhã seguirei para o C1, onde ficarei dois dias, em seguida, C2 na rota Polonesa Falsa. Três dias mais tarde seguirei pela rota original do Glaciar Polonês, chamada de diretíssima. Mil metros de puro gelo para ver se há a possibilidade de unir com a Rota Argentina. As condições térmicas do Aconcágua não estão boas, com rajadas de vento muito forte. E também não há neve. Todas as descidas de esqui nessa semana foram abortadas, com excessão de Andreas (Suécia). Lotes de rocha despencam pelas paredes da montanha em enormes blocos de gelo. A filmagem do documentário está indo bem. Em breve volto a mandar notícias.

 
Cleo descendo do colo do Ibañez  
   
 
Aproximação do Glaciar Inglês  
   
 
No colo do Ibañez  
   
Dia 28 de novembro de 2011 - 17h52 - Cheguei no campo base de Plaza Argentina na sexta-feira última e no sábado fui com os meus colegas de escalada, Matias Erroz e Ariel De Carlos Antonio, analisar a nossa rota do Glaciar Inglês. A segunda foto ao lado mostra a aproximação até a nossa rota original, como você pode ver não há neve, e o  gelo é podre e não suficiente para colocar ancoras. No domingo escalamos o Pico Ibañez (5650m) para poder ter uma boa visão da montanha. Nessa vai o perigo de avalanche de rochas está muito alto. Estamos agora com três semanas de temperatura altíssima em Aconcágua. Todos os dias tem sido dias perfeitos para cume. Isso não está nos ajudando, uma vez que precisamos de neve e gelo para assegurar as pedras e diminuir o perigo de avalanches de rochas. Uma possibilidade de ascensão seria  a rota Roleta Russa ou a Francesa, mais como o nome indica, a roleta russa e muito perigosa, estaríamos diretamente embaixo do Glaciar Superior  escalando em rocha por um bom tempo e este glaciar esta despencando muitos pedaços diariamente elevando os riscos ja presente.
Haviam dois Suecos tentando essa via também quando chegamos aqui, mas desistiram devido as condições na parede estarem muito perigosa. Eles optaram pela rota normal. Uma possibilidade que vejo muito viável neste momento é rota original do Glaciar Polaco, que é uma direitíssima de 1.000 metros de escalada em gelo duro, estabelecendo dois campos e chegando perto do topo da rota, desceremos para a variação da via Argentina. Isso tudo depende das condições da rota quando chegarmos lá. A rota do Glaciar dos Polacos direitíssima é consideravelmente técnica e exige um compromisso grande, pois a desescalada nessa rota é de Altíssimo risco. É um desapontamento muito grande não poder fazer a rota programada, mas a montanha sempre determina as condições. Porém vamos tentar fazer algo legal por aqui. No momento estamos treinando em bouldering acima de Plaza Argentina treinando para este desafio. Acredito que uma expedição bem sucedida é aquela qual todos os integrantes voltam sã e salvo para contar suas histórias de sucesso ou de fracasso aos seus amigos e familiares. Dentro dessa filosofia vou tentar fazer algo interessante por aqui e compartilhar com meus seguidores. A filmagem está indo bem e vai ajudá-los a entender a complexidade de tal projeto. Muito obrigada a todos e logo enviarei mais informações.

Dia 23 de novembro de 2011 - 19h25 - Cleo Weidlich nos ligou através de seu telefone satelital, informando que depois de um trekking de 3h20 saindo de Penitentes, chegou ao acampamento Leñas 2800m onde irá pernoitar hoje. Amanhã ela segue para o acampamento Casa de Piedra 3200m onde deve encontrar com dois alpinistas suécos que que irão escalar a via Francesa com o objetivo de descer esquiando. Os planos de Cleo é ficar dois dias no Acampamento Casa de Piedra para se aclimatar (as vias e os acampamentos você pode visualizar melhor nos mapas ao lado).

Dia 22 de novembro de 2011 - 12h18 - Ontem recebi meu permisso de ascensão da secretaria de turismo, onde foi carimbado a autorização para usar a Via Argentina do Monte Aconcágua. Passei o resto do dia fazendo compras de alimentos e outros preparativos e checando o topo da via e a vistoria de equipamentos.
Hoje saio de Mendoza até Penitentes onde começo minha aclimatação. Amanhã começo o trekking de aproximação entrando pelo portal do Vale de Vacas. Durante esse trekking farei dois acampamentos, sendo um em Leñas e o outro em Casa de Piedras (como vocês podem ver no mapa ao lado).
Estou muito entusiasmada com este projeto e otimista pois tudo indica que as condições de aproximação à montanha estão à nosso favor. Ontem cerca de 60 pessoas receberam permisso para a rota normal e muitos já estão se aclimatando no Cerro Plata antes da empreitada no Aconcágua. Até ontem não tinha saído nenhum permisso para a rota do Falso Polacos. Então, parece que não terei muita companhia durante a aproximação. Muito obrigada pelo apoio e carinho que tenho recebido de todos aqui no Portal Extremos.

Dia 8 de novembro de 2011 - 21h42 - Acompanhe por aqui a Cobertura especial da Expedição Aconcágua de Cleo Weidlich. A sonora abaixo é a primeira entrevista da alpinista para imprensa brasileira e com exclusividade para o Portal Extremos.

Sonora de
Cleo Weidlich

Clique para ouvir

 

 
 
 
 
 
 
vias
VIAS DA FACE LESTE - 16-Argentine Route 17-Polish Glacier-18 Polish variant 19-Polish Glacier direct 20-Spanish variant
 
 
VIAS DA FACE SUL - 1-Sun Line 2-Eslovenian 82 3-Polish variant 4-French variant 5-French 6-7 Upper and lower Argentines variant 8-Messner variant 9-Japanese variant 10-Russian roulette 11-Fonrouge / Schonberger 12-French direct 13-Eslovenian 86 14- Argentine route
 
mapa
ROTEIRO - Confira pela arte criada pelo Extremos o trekking de aproximação (em cor de rosa) que a Cleo Weidlich fará até a parede da montanha.