Próximo projeto, escalar o Aconcágua pela Rota Argentina
da redação, Cleo Weidlich e Elias Luiz
18 de outubro de 2011 - 10:31
 
comentários  
 
FACE SUL - Parte do Glaciar Inglês, no Aconcágua. Foto: Divulgação
 

A brasileira Cleo Weidlich está acertando os últimos detalhes do seu novo projeto, escalar o Aconcágua pela Rota Argentina (6962m).

 
ROTEIRO - Confira pela arte criada pelo Extremos a rota que a Cleo Weidlich pretende escalar.
   
 
1-Sun Line 2-Eslovenian 82 3-Polish variant 4-French variant 5-French 6-7 Upper and lower Argentines variant 8-Messner variant 9-Japanese variant 10-Russian roulette 11-Fonrouge / Schonberger 12-French direct 13-Eslovenian 86 14- Argentine route
   

"De acordo com as informações da rota feita pelo Rodrigo Raineri e Vitor Negrete, vou por uma rota diferente. A minha rota é chamada de rota Argentina. A primeira ascensão foi feita pelos Argentinos: Guillermo Vieiro, Edgardo Porcelana e Jorge Victor Jasson em 27 de Janeiro, 1978. Vou entrar no Parque de Aconcágua por Vacas Valley até Plaza Argentina. De Plaza Argentina vou a noroeste atravessando o glaciar de Relinchos, esta é a primeira parte da rota do Glaciar dos Polacos. Desse ponto, eu viro à esquerda e começo a primeira ascensão vertical que me leva ao início da minha rota (4,900m alt.). O glaciar é dividido em três partes: baixo, médio, e superior. Sendo que do médio até o superior, o ângulo é de 60 à 65 graus e o gêlo será o mais duro de toda a rota. A rota Sul têm três vias principais: (da esquerda à direita) o traçado do cume Sul, o traçado central, e o traçado pela direita. No momento, o plano é fazer o traçado do cume Sul, mas tudo depende das condições da parede quando chegarmos lá... A primeira mulher à fazer a primeira ascensão da Parede Sul do Aconcágua foi a Americana Titonne Bouchard no inverno de 1984" explicou Cleo Weidlich ao Extremos.

Cleo é hoje juntamente com Waldemar Niclevicz e Rodrigo Raineri um dos expoentes do montanhismo nacional que mais realizam projetos em alta montanha.

2011, o ano
O projeto de escalada da Rota Argentina de Cleo Weidlich está marcado para o dia 20 de novembro de 2011.

"Em 2011 fiz meu terceiro cume do Aconcágua em 8 de março, Fernando Grajales enviou seu funcionário Felipe de Plaza de Mulas, para me acompanhar desde o Campo Cólera, porque estava sozinha e não havia mais escaladores na montanha. Em fevereiro treinei com o Paul Farmer para o Kangchenjunga no Mont Blanc onde escalamos uma série de montanhas e rotas de cascata de gelo, incluindo Gran Paradiso na região de Aosta na Itália, e Grand Montet em Chamonix, França. Maio, escalei o Kangchenjunga. Passei Junho, Julho, e agosto fazendo fisioterapia. Dia 2 de Setembro cheguei no Tibet para fazer o Shishapangma." disse Cleo Weidlich. Realmente um ótimo ano.

 
 
Realizações de Cleo Weidlich

• Broad Peak - Antecima, sem oxigênio
• Cho Oyu - cume principal, sem oxigênio
• Shishapagma - Antecima, sem oxigênio
• Monte Everest - com oxigênio
• Monte Lhotse - até 8.280 metros
• Nanga Parbat - até o campo 4
• Gasherbrum I - cume principal
• Broad Peak - campo 2
• Manaslu - cume principal, usei oxigênio de emergencia no cume
• Kangchenjunga - cume principal, usei oxigênio de emergencia na descida