Por trás da foto - grafismo
da redação, André Dib
26 de setembro de 2011 - 12:15
 
comentários  
 
GRAFISMO: - Usando as linhas naturais para deixar a foto mais interessante - Foto: André Dib
 
 
Cá estamos mais uma vez na estrada, percorrendo um novo roteiro para a Revista Aventura & Ação. Dessa vez escolhemos um roteiro consolidado, conhecido por “Rota das Emoções” que corta 3 estados brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão, basicamente pelo litoral. Com o intuito de seguir esse caminho deslumbrante, que na grande maioria das vezes é percorrido em veículos 4X4, resolvemos enquadrá-lo na proposta da revista, seguindo-o de bicicleta, a remo, ou a pé. Acredito que através desses meios, podemos mergulhar de uma maneira mais autêntica nesse universo peculiar, nos aproximando da população e da cultura local e sentindo ainda mais de perto a grandiosidade desse nosso país, tão diverso em suas origens e em sua composição natural.

Seguindo a idéia proposta no Blog e com o intuito de passar algumas dicas de fotografia, separei para essa publicação uma técnica antiga usada há séculos na pintura e na fotografia: Utilizar o grafismo das linhas na composição da imagem.

Uma maneira interessante de fazer com que o espectador percorra o olhar pela fotografia, é ressaltar algumas linhas dispostas na paisagem, utilizando-a como uma guia que corta a cena diagonalmente. Por exemplo: Uma estrada seguindo em “S” até o horizonte; As margens de um riacho cortando a cena na diagonal; As formas naturais de uma praia onde podemos utilizar as linhas da areia encontrando o mar.. Enfim, toda linha usada nesse sentido vai criar, naturalmente, uma profundidade de campo, e trazer a sensação de tridimensionalidade à imagem, deixando-a muito mais interessante.