Kilimanjaro - 4º Dia – De Mawenzi a Kibo Hut
da redação, por: Adriana Miller
7 de fevereiro - 8:21
 
   
 
 

A pesar do temporal da noite anterior, o dia acordou super limpo, e nosso acampamento tinha uma vista sensacional!

A visão privilegiada de Mawenzi de um lado, com a visão privilegiada do Uhuru Peak e seus glaciares no outro lado… E tudo isso bem acima das nuvens!

Aliais, a experiência de acordar em cima das nuvens, e ver o mundo por sobre elas é sem igual…. Até hoje sempre que olho pro céu e vejo nuvens (que acontece bem frequentemente em Londres!), principalmente aquelas bem fofinhas, eu sempre penso "Já vi o lado 'avesso' das nuvens!"!

A caminhada do 4º dia, teoricamente seria bem fácil…. Apenas 370 metros de altitude ganhas numa subida bem gradual cruzando o deserto Alpino na base do Kilimanjaro… Teoricamente isso seria facilmente alcançado em cerca de 4 horas…

E realmente o dia começou bem! Com sol e vistas lindas… mas pouco a pouco víamos as nuvens subindo em nossa direção, e cerca de 1 hora depois que começamos a caminhar, o tempo fechou de novo. E foi também justamente quando chegamos na área desértica, sem nenhuma pedrinha nem árvore para nos proteger do vento e tudo mais que vinha pela frente.

Pouco a pouco o tempo foi piorando…

Primeiro foi um baita temporal! Uma chuva forte que até assustou os guias, pois não é normal que chova tão "grosso" a essa altitude, e muito menos nessa época do ano…

Quando achei que não dava mais para piorar, já estava congelada e encharcada, a chuva – como magica – se transformou em temporal de granizo! Umas pedronas de gelo que chegavam a machucar! Depois de um tempinho fiquei com uma baita dor no pescoço e nos ombros de tanto andar com a cabeça baixa para proteger meu rosto do granizo!

E para completar a miséria, nossa última hora da caminhada (com o acampamento já a vista!) o granizo se transformou numa tempestade de neve!!!

Chegamos no acampamento destruídos, congelados e exaustos!
A nossa sorte (que depois se provou ter sido um grande azar!) foi que conseguimos terminar a travessia em pouco mais de 5 horas, então nos serviram um almoço reforçado e tivemos a tarde livre!

E ai que estava o problema… com a tarde livre, morrendo de frio e sem nada para fazer, me encasulei no meu saco de dormir e acabei cochilando por mais de 2 horas!!
Na hora foi ótimo…. Quando o guia veio nos acordar pro briefing final, eu estava renovada…!

E então nos serviram o jantar as 5 da tarde e tínhamos mais 5 horas para descansar!
Nosso último – e principal!! – dia de escalada começaria pontualmente as 11 da noite daquele mesmo dia e nos levaria até o topo da África!