Kilimanjaro - 3º Dia – De Kikelelwa a Mawenzi
da redação, por: Adriana Miller
28 de janeiro - 10:30
 
   
 
 

O Kilimanjaro não faz parte de nenhuma cordilheira, mas na verdade é uma montanha que tem 3 picos principias: Shira a cerca de 3500 metros de altitude, Mawenzi tem 5000 metros de altitude e Kibo, com 5895 metros, que é a montanha onde esta o pico Uhuru, que é o ponto final e geralmente referido como "O" Kilimanjaro (já que ninguém esta nem ai para os outros picos: o que importa mesmo é chegar a Uhuru!).

Em nosso 3º dia de escalada fomos até o acampamento base do pico Mawenzi, que é o segundo maior pico do Kili e altamente impressionante! Quem se aventurar a escalar Mawenzi, precisa tirar uma licença especial, fazer um treinamento especial, pois é uma escalada altamente técnica e muito perigosa!

Nesse dia, nossa caminhada seria relativamente "fácil", afinal seriam apenas 4 horinhas de trilha… Mas em compensação foi também o dia mais inclinado, onde esperávamos ganhar cerca de 750 metros de altitude em 4 horas, e precisamos usar nossas mãos pra ajudar na subida boa parte do tempo.

Mas acabou que a escalada foi muito mais difícil do que imaginamos, e nem todo mundo conseguiu acompanhar. Do grupo de 9, 4 pessoas (os mais velhos) estavam já se sentindo muito mal com os efeitos da altitude, com fortes dores de cabeça, enjoo e vários outros desarranjos, além de muito cansaço (afinal já foram 2 noites mal dormidas, seguidas de dias bem puxados). Tivemos que fazer varias longas paradas pelo caminho, que não estavam previstas, ou simplesmente andando mais devagar do que o ritmo normal, para que todo mundo no grupo pudesse continuar junto.

Então, o que era para ter sido feito em 3 ou 4 horas, acabou levando mais de 6, e chegar no acampamento Mawenzi (a 4.330 metros de altitude) foi como chegar num oásis! E o engraçado é que esse acampamento é caracterizado por um laguinho no meio das pedras, então realmente foi um oásis!

Achávamos que íamos poder ir direto para nossas barracas, mas na verdade ainda tivemos que fazer mais uma caminhada de aclimatação até 4.500 metros de altitude!

Para mim essa foi a pior parte…. Quando chegamos no acampamento eu já tinha meio que "desligado" mentalmente e não estava preparada para passar mais 1 hora subindo pedregulho (essa parte foi "escalada" mesmo, usando mãos, cordas e nossas bengalinhas para ajudar) bem na hora que a chuva começou a cair pesada! Foi difícil conseguir me concentrar na escalada, na respiração, no caminho que o guia estava fazendo (com o nevoeiro, mal conseguíamos ver quem estava caminhando na nossa frente!) com aquele temporal que escoooorre no seu rosto… Colocamos a prova nosso equipamento a prova d'agua e por dentro fiquei seca, mas foi bem desagradável… (o washy-washy quentinho que veio depois nunca foi tão bom!).

Essa noite eu custei para pegar no sono, pois os Escoceses na barraca ao lado não paravam de tagarelar!! Então em vez de ir dormir no horário habitual de 20h… acho que acabei pegando no sono as 22h…