Sete Cumes é o projeto de escalada da montanha mais alta de cada continente.
O norte-americano Dick Bass, idealizador do projeto, tornou-se em 30 de abril de 1985 o primeiro a escalar todas as montanhas mais altas de cada continente. Sua lista inclui o Monte Kosciuszko (com 2.228 m), o ponto mais alto da Austrália, considerando-a um continente separado, excluindo outras montanhas da Oceania.
Com o passar dos anos, descobriu-se que a Pirâmide Carstensz, em Papua, na Indonésia, é o ponto culminante de toda a Oceania. A partir desse momento, os alpinistas incluíram o Carstensz em seu projeto dos Sete Cumes e excluíram o Kosciuszko. Anteriormente, quem escalou os Sete Cumes na versão original continuou a ser reconhecido por ter completado o projeto.
Além de conquistar os cumes das sete montanhas, o projeto dos Sete Cumes consiste em conhecer mais sobre a cultura local e a cultura de montanha em várias regiões do nosso planeta.
Existem cinco, seis ou sete continentes no mundo?
Depende de onde você mora. Nos Estados Unidos, os alunos são ensinados que existem sete continentes: América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártica. Na Europa, o modelo ensinado é de seis continentes: África, América, Antártica, Ásia, Oceania e Europa. Em outras partes do mundo, como em alguns países da América Latina, é comum ensinar um modelo de cinco continentes, listando África, Europa, Ásia, América e Oceania.
PERGUNTA
Você sabia que a quantidade de continentes pode variar dependendo do país em que se estudou?